Você sabe o que é a Disciplina Positiva?

Você conhece a Disciplina Positiva?
É um programa que se fundamenta no trabalho de Afred Adler e Rudolf Dreikurs, dois Psiquiatrias do início do século XX, que tem objetivo encorajar crianças e adolescentes a agirem com responsabilidade, respeito e resiliência em busca de solucionar problemas por toda a vida.
Os pilares da Disciplina positiva são:
✔FIRMEZA e GENTILEZA
✔RESPEITO Mútuo
✔Sem RECOMPENSAS ou PUNIÇÕES
✔Foco em SOLUÇÃO
✔CONEXÃO (senso de aceitação e importância)
✔Efetiva à LONGO PRAZO
Agora vamos falar sobre cada um destes pilares:
FIRMEZA E GENTILEZA
Traz o conceito que de que a criança é um ser humano, só que pequeno, e merece respeito. Muitas pessoas perguntam se a Disciplina positiva é permissiva: não é, pois ser firme quer dizer ter autoridade, é dizer não e sustentar o não. É importante ressaltar que a autoridade é diferente do autoritarismo. Autoridade é influenciar pelo exemplo e admiração, já o autoritarismo é ensinar pelo medo.
RESPEITO MÚTUO
Para educar com respeito precisamos ter a base da empatia como a ferramenta mais poderosa de uma relação. É ter a capacidade de entender a perspectiva da outra pessoa e colaborar na resolução de problemas. O respeito é sempre mútuo em relacionamentos nos quais cada pessoa tem direitos iguais à dignidade. Ao identificar um comportamento inapropriado, não há a necessidade de humilhar ou culpar a criança, mas focar em como resolver ou mudar aquele comportamento.
SEM RECOMPENSAS OU PUNIÇÕES
As recompensas geram o aprendizado de que a criança sempre ganhará algo em troca, podendo gerar futuramente um adolescente ou adulto que faz as coisas sempre esperando algo em troca, e quando não recebe pode sentir-se frustrado, deprimido e abalado. Já as punições levam as crianças a obedecerem pelo medo, podendo gerar um desejo de se vingar ou se rebelar futuramente.
O efeito de gritos e castigos:
- Não educa
- A criança obedece pelo medo
- Ensina através do sofrimento e esmagamento mental
FOCO EM SOLUÇÃO
Chame a criança para pensar nas soluções ao invés de apenas dar as respostas, isso ajuda na autonomia. Ela é altamente capaz de criar suas próprias estratégias! Para que a criança mude o foco do problema para a solução os pais podem praticar o encorajamento.
Encorajar é inspirar com coragem, incentivar, falar palavras positivas que instiguem a criança a buscar o resultado:
- “Você consegue”
- “Sei que você é capaz, se esforça muito”
Foque na melhora:
- “Desta vez você foi melhor, se dedica, sei que vai dar certo”
- Procure e enfatize os pontos forte do comportamento das crianças:
- “Adoro seus desenhos, colore bem bonito esta boneca, que cor gostaria de usar?
- No lugar de criticar, pergunte à criança como e em que ela acha que pode melhorar.
CONEXÃO (senso de aceitação e importância)
A criança só quer se sentir aceita, e a conexão cria um ambiente de segurança e confiança.
Para criar conexão:
- Fique na altura da criança
- Olhe no olho
- Dê um abraço acolhedor
- Valide sentimentos sem julgar (“você está com raiva, é normal sentir raiva, mamãe quando era criança também já se sentiu assim... vai passar”)
- Não rotule a criança (“você é bagunceiro, você é desorganizado”)
A criança que se sente aceita e importante quando está conectada com seus pais, desta forma será um adulto com boa autoestima e auto controle emocional
Foque no positivo, evite dizer não, seja criativo:
Em vez de dizer:
- “Não bata” – diga “toque com carinho”
- Em vez de dizer:
- “Não mexa na mesa” – diga “você pode brincar com estes copos”
- Em vez de dizer:
- “Não briguem” – diga “vamos dar um abraço?”
Diante de um ataque de birra, abrace, peça um abraço apertado, acalme a criança, conecte-se com ela. Quando ela estiver calma, aí sim é o momento em que o cérebro da criança está apto ao aprendizado e pensar de forma lógica. Muitas vezes um mal comportamento mostra que existe uma falta de conexão.
EFETIVIDADE À LONGO PRAZO
A Disciplina positiva ensina habilidades de vida para que a criança sinta-se segura e com autonomia para tentar encontrar soluções sozinha, tornando-se assim um adolescente e adulto autorresponsável, que entende as consequências e avalia decisões.
Você aprendeu todos os pilares da Disciplina Positiva!
Pode colocar em prática diariamente, passo a passo, sem se culpar por um deslize ou descuido. Afinal, somos mães, pais, educadores, seres humanos, e humanos erram. Não desista, respire fundo, se acalme, volte e dê o melhor de si.
Referência:
NELSEN, J. Disciplina Positiva: o guia clássico para pais e professores que desejam ajudar as crianças a desenvolver autodisciplina, responsabilidade, cooperação e habilidades para resolver problemas. 3.ª ed. São Paulo: Manole editora, 2015.