Tempo nas Telas ::. Como lidar neste isolamento?

Estamos vivendo um momento atípico, nem nossos avós passaram por um isolamento e pandemia como o do COVID. As crianças estão em casa com aulas virtuais e os pais em home office, ou trabalham fora e deixam com avós, babás ou cuidadores.
Segundo a Revista Crescer, estudos mostram que, em época de isolamento, as crianças estão 50% do seu tempo diante das telas. Precisamos encarar friamente este dado: de fato é mais fácil deixá-las ver desenhos enquanto fazemos uma videoconferência em Home Office.
A luz branca emitida pelas telas de TV, celulares, ipads e computadores causa hiperestímulo cerebral, irritabilidade e agitação, além de interfer no sono e alimentação quando expostas por muito tempo. As crianças precisam ter estímulos físicos, motores e atividades que promovam a criatividade e inovação.
Existem algumas alternativas possíveis que podem ajudar os pais neste momento crítico, em que tentamos segurar todos os pratos para nenhum cair. Não somos super heróis e nem fazemos mágica, é importante não nos culparmos ou sermos muito rígidos conosco. Somos pais com crianças sem escola, demandas infinitas de trabalho, casa e filhos. Tem sido comum em uma videoconferência de trabalho meu filho chegar gritando ou chorando compulsivamente porque não encontrou seu carrinho.
Mas então como vamos lidar isso?
Uma possível alternativa é pedir ajuda às crianças maiores nas tarefas domésticas. Vocês podem se surpreender em como elas gostam de participar. Claro que quando pedimos de forma lúdica faz toda a diferença: "Que tal a gente fazer uma equipe de arrumação na casa?"
Para crianças menores uma sugestão é fazer estações de brincadeiras na sala por exemplo. Considere os quatro cantos do ambiente os locais onde colocará tipos de brinquedos diferentes, por exemplo:
Ø Em um canto tem lego para estimular o lado motor;
Ø No outro uma cozinha de brinquedo ou bonecas/carrinhos para estimular a imaginação em brincadeiras de faz de conta;
Ø Coloque em outro canto algum brinquedo que tenha movimento, botões de apertar ou rodar alguma alavanca. Para crianças a partir de 3 anos pode incluir um quebra-cabeça;
Ø No último canto coloque papel e lápis de cera, livros de colorir ou tintas para pintura, que estimulam motricidade e imaginação.
As crianças pequenas até 3 anos se concentram menos nas brincadeiras, por isto as estações são uma boa possibilidade de trabalhar vários estímulos ao trocarem de atividades.
Fica a dica!
Por Mariana Lima
Fonte do 2º parágrafo: Revista Crescer